Copywriting é a arte de escrever mensagens persuasivas que levam as pessoas a tomar uma ação. O objetivo é persuadir as pessoas a agirem, seja comprando algo, inserindo um endereço de e-mail, doando dinheiro ou clicando em um botão.
Mas como usá-la no seu negócio?
O Copywriting - ou apenas Copy, para os íntimos - é uma técnica de escrita focada na persuasão muito usada atualmente. Tem como objetivo convencer o leitor a realizar uma ação. Se sua empresa não adaptou a estratégia de Marketing Digital para usá-lo, faça! Ou converse com uma agência para implementá-lo!
O copywriter deve escrever o “copy” (texto, slogans, sites, posts, eBooks, e-mails etc.) tendo em mente o caráter persuasivo, utilizando gatilhos para despertar o interesse do leitor, com objetivo de gerar diferentes tipos de conversões e vendas.
Ele segue as mudanças nas estratégias de Marketing Digital - como o Inbound Marketing - dos últimos anos, mostrando que, mais importante do que vender, você precisa transmitir a informação que seu público quer ver, e que agregue valor para ele.
E quais seriam as boas práticas para passar essa informação?
Bom, o principal objetivo do Copywriting é fazer com que o leitor, ao longo da sua jornada no conteúdo apresentado, tome uma atitude, como assinar uma newsletter, fazer download de um material rico, ou continuar na sua página, lendo outras informações. Isso, claro, de acordo com a estratégia utilizada.
Então, para poder falar das boas práticas, precisamos falar das práticas ruins, ou seja, aquilo que não é um bom copywriting.
Exagerar na quantidade de informações
Todo mundo já ouviu dizer que “menos é mais” e essa afirmação com certeza se aplica quando falamos em copy. Não dá para querer abordar tudo e todos os assuntos que se interligam em um texto só. Afinal, seu público-alvo pode ser formado por diferentes sub públicos e para cada um deles talvez seja necessário diferentes fórmulas de copy.
Ao tentar se comunicar com todo mundo, você acaba se tornando generalista e no fim, não impacta ninguém como queria.
Pense na credibilidade do seu texto
Você finalizou aquela obra-prima da sua carreira, escreveu impecavelmente, sem erros de português, com todos os gatilhos mentais colocados no local certo, mas esqueceu de um pequeno detalhe: passar credibilidade para o seu público!
Se você quer vender algo ao seu público, mostre que entende as dores dele e quer beneficiá-lo com o seu serviço ou produto, não apenas fazê-lo gastar dinheiro. Além disso, utilize de fontes, estatísticas, depoimentos de cases de sucesso, que darão credibilidade a sua fala!
Utilizar uma linguagem confusa ou usar gírias
Todas as áreas possuem um estilo de linguagem específica, jargões e gírias, mas usá-las sempre pode não ser benéfico, pelo contrário, pode ser um tiro no pé.
Claro, se você é, por exemplo, um advogado, uma hora ou outra vai sair um juridiquês, é normal. Mas se o seu público não está acostumado com as palavras, ele não irá entender a informação que você quer passar. Tenha sempre o cuidado de explicar à sua audiência os conceitos que você está abordando. Use uma linguagem clara e simples — o que não significa que seja simplória.
Falar apenas das características de um produto, não dos benefícios - que é o que realmente interessa o comprador
Já falamos sobre venda de características e benefícios - no nosso blog - e o quão importante é o cuidado ao apresentá-las para o seu público. Então lembre-se que não basta apresentar todas as características do seu produto ou serviço, você precisa mostrar à sua audiência que pode resolver o problema ou a dor que ela tem, que seu produto é uma solução para ela.
Texto fraco/pobre
Por fim, um dos problemas mais básicos que aparece em um copy ruim. Como vender algum serviço ou produto e passar credibilidade se o seu texto não possui o mínimo de coerência, tem erros de gramática e utiliza uma linguagem fraca?
Agora que você entendeu bem quais são os principais erros que se pode cometer na hora do copy, vamos mostrar algumas dicas para o seu texto fique conciso, direto e efetivo. Mas claro que cada dica deve se adaptar a sua estratégia de marketing e ao seu produto/serviço.
Escrever bem é essencial, mas não é apenas isso que irá transformar o seu leitor em um cliente. Aqui não falamos apenas de escrever longos textos, o copy está presente nas legendas das redes sociais, nas artes das campanhas publicitárias, ele pode ser aplicado em diferentes lugares.
Apresentamos aqui algumas dicas na hora de escrever!
Ao planejar uma estratégia de Copywriting, alguns elementos devem ser desenvolvidos para que o seu texto seja benéfico para você e para o seu leitor!
Conheça seu público
Para convencê-lo de tomar uma ação, é necessário que você o conheça bem, saiba do que ele precisa, quais suas dores e entender como se comunicar com ele. Esse é um dos pontos mais básicos de um bom copywriting. Para criar um que realmente responda às dúvidas do seu público, crie conteúdos pensando em que etapa da jornada de compra ele se encontra.
Para isso, você deve definir muito bem quem é a sua persona. Se você quer vender um creme de barbear, por exemplo, você irá criar um conteúdo voltado para o público masculino, que não deixa a barba crescer, e precisa de um creme de barbear que seja de qualidade.
Conecte-se com seu leitor
Para estabelecer uma relação de confiança entre você e o seu potencial cliente é preciso criar uma conexão com ele.
Desse modo, ao planejar determinado texto, liste as estratégias que devem ser adotadas para fazer com que o leitor sinta que aquele conteúdo foi escrito pensando nele.
Você não vai simplesmente vender o seu conteúdo ou serviço, mas mostrar ao visitante do seu blog, por meio de materiais educativos e ricos, que você oferece exatamente o que ele precisa.
Utilize um tom e uma linguagem personalizada
Para se comunicar de forma correta com sua persona - e público alvo - é imprescindível pensar muito bem sobre como irá elaborar seu conteúdo em questões de tom de linguagem, que tipo de personalidade você quer dar para o seu conteúdo.
Capriche nos títulos
Afinal, ele é o primeiro contato com o leitor, então precisa chamar sua atenção! Existem muitos estilos de títulos chamativos. Com perguntas, números, dados, apresentando o tema, fazendo uma provocação. É importante que ele seja direto e deixe claro o assunto que o seu texto aborda e contenha a palavra-chave certa. E para ele aparecer por completo no ranking de pesquisas precisa ter até 55 caracteres.
Alguns exemplos de títulos muito usados são:
- “A verdade sobre xxx”
- “Como ter xxx sem ter que fazer yyy”
- Todo mundo já usa xxx, você ainda não?
- X truques que vão facilitar Y
- X maneiras de fazer Y
Entre muitos outros! Lembre-se pensar bem ao criá-lo.
Aposte em verbos de ação (CTA’s)
A principal intenção de um bom copy é fazer com que o leitor das suas peças tome uma ação. Para isso acontecer de maneira efetiva, você deve provocar nele algumas sensações. Por exemplo, uma chamada de ação de urgência provoca a sensação de que, se ele não seguir o que você está falando, irá perder uma oportunidade única.
Para que ele compreenda a mensagem e saiba o que deve ser feito, é indicado que você use verbos no imperativo, principalmente no título, nos intertítulos e na CTA.
Faça analogias e metáforas
Nós vivemos fazendo analogias e metáforas, o tempo todo, provavelmente todos os dias fazemos alguma. Utilizamos para explicar e esclarecer ideias, e existem algumas razões para que uma estratégia utilizando analogias e metáforas funcione muito bem.
É muito mais fácil assimilar informações sobre algum conteúdo que já se conhece, além de que as pessoas se tornam mais receptivas quando são atingidas por algo familiar a elas. O esforço para entender algo novo é maior do que para entender algo já conhecido, então ao utilizar metáforas, você traz esse conceito desconhecido para um campo simplificado e estabelece conexões, facilitando a compreensão.
Utilize números e pesquisas
Para comprovar uma informação que está passando e dar credibilidade ao seu texto, cite dados e pesquisas, autores e livros — sem se esquecer de linkar o endereço de onde você tirou a informação.
Ao usar números no título, como por exemplo “7 erros comuns de iniciantes de marketing digital” o usuário já tem noção da quantidade de conteúdo que será abordado. Além disso, números nos títulos chamam muita atenção!
Conte histórias que se assemelha à dor de seu público
Uma das formas mais eficientes de engajar uma audiência e se fazê-la se conectar com seu texto é contando uma boa história. Essa estratégia utiliza a técnica conhecida como Storytelling e seu principal objetivo é criar uma forte conexão com o seu público, com histórias que eles possam se identificar, que conhecem alguém que passou por aquilo, ou que apele muito bem para o emocional.
E por fim, trabalhe muito bem a sua persuasão!
Quando falamos em copy, no início do texto, mencionamos Gatilhos Mentais, esses gatilhos são utilizados como armas para persuadir o seu público a realizar uma ação. São, basicamente, mecanismos cerebrais que tem como objetivo tornar mais rápido o processo de decisão.
Segundo Robert Cialdini, no livro As Armas da Persuasão, o comportamento humano é guiado por alguns princípios psicológicos fundamentais, alguns deles são: reciprocidade, aprovação social, afinidade, autoridade, escassez e compromisso.
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Redação: Beatriz Costa