Por que marketing e vendas devem caminhar juntos?

A importância dessa combinação resulta do seguinte: a elaboração de campanhas pela equipe de marketing não é o bastante para garantir o êxito.

O grande diferencial ocorre quando o time de vendas entra em campo e se mantém informado sobre os passos da campanha. Assim, a estratégia de vendas melhora sua abordagem, resultando em conversão.

 

Como marketing auxilia vendas?

Os especialistas em marketing são capazes de perceber as melhores maneiras de conduzir o consumidor ao longo dos diversos momentos de sua jornada. Tudo isso deve ser transmitido a vendas. Assim, a atração de leads terá muito mais consistência e volume, porque compreende-se com clareza quais são os requisitos mais importantes, bem como as faltas sentidas pelo cliente.

 

Como o setor de vendas auxilia o setor de marketing?

Como estamos vendo, apenas o trabalho combinado de marketing e vendas é capaz de garantir a total satisfação dos clientes. Uma das razões para que isso ocorra é que o setor de vendas melhora a qualidade da triagem dos leads do marketing, afinal, o setor tem a responsabilidade de esclarecer o marketing sobre esse assunto. Caso contrário, os leads permanecerão mal classificados e utilizados de forma incorreta, atrapalhando resultados da empresa, pois leads de baixa qualidade começarão a surgir com frequência e as vendas não ocorrerão.

 

Veja alguns pontos essenciais para a união dos setores de marketing e vendas:

 

Objetivos em comum

Comumente, o que você observa nas empresas? Uma área de marketing voltada para o trabalho com leads – atração e nutrição – e, por outro lado, o setor de vendas focado em números, certo?

Nesse quadro, o primeiro passo para se obter a plena unificação é definir objetivos em comum entre as áreas e convergir esforços, fazendo com que ambas ajam sob diretrizes muito bem construídas para angariar melhores resultados à marca.

 

Comunicação aberta

Como sabemos, comunicação é a base de qualquer negócio de sucesso. Portanto, é importante trabalhar com uma comunicação o mais aberta possível. Isso significa que chats, reuniões, sistemas, painéis de controle, enfim, tudo o que se referir a uma comunicação dinamizada deve ser levado em conta para que a empresa consiga se desenvolver de forma dinamizada, com o mínimo de atrito entre as partes e o máximo de produtividade.

 

Entendimento compartilhado

Outro passo importante rumo à integração é justamente obter um entendimento comum para essas duas equipes. Mas o que isso quer dizer, na prática? Que os setores de marketing e vendas precisam desenvolver, em conjunto, pontos relevantes das campanhas, como a persona do negócio.

Nesse sentido, as estratégias de marketing e seus respectivos desdobramentos devem ser compreendidos de maneira semelhante entre as áreas, para que a integração seja viabilizada.

 

Resultados sob análise

Por fim, esta etapa é autoexplicativa: consiste em acompanhar resultados de maneira interligada, de modo a que se perceba onde é necessário fazer ajustes, a fim de otimizar resultados.

 

 

Fique ligado nas próximas matérias que virão.