Feedback: você sabe a importância dele?

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O que é feedback?

Feedback é uma resposta dada à algum estímulo como forma de avaliá-lo.

Quando falamos em feedback empresarial, estamos nos referindo tanto na resposta que os colaboradores quanto os clientes podem dar ao que os é oferecido.

No ambiente interno, ele diz respeito às avaliações realizadas entre a equipe.

No caso do público externo, o foco é o cliente final da empresa. No entanto, como as empresas têm hoje um alto grau de exposição, é importante considerar também as interações e reações dos diversos públicos, bem como os diferentes canais em que isso acontece.

 

Como o feedback ajuda no desenvolvimento da equipe?

Se a pessoa é informada, de maneira sistematizada, sobre o andamento das suas atividades, tem mais condições de aprimorar a execução de suas tarefas, além de compreender qual é o seu papel na estrutura.

Além de melhorias no clima organizacional, isso reverte em outros benefícios para as empresas, como a retenção de talentos. Empresas que dispõem de metodologias adequadas para analisar o desempenho da equipe têm mais condições de detectar eventuais problemas.

 

Fique atento: para que isso dê certo, esse tipo de avaliação deve fazer parte da cultura da empresa. É necessário valorizar o feedback e estabelecer metodologias adequadas para que ele seja recorrente e ocorra entre toda a equipe. É também fundamental dar espaço e segurança para que esses feedbacks ocorram de forma honesta.

 

Regras básica para um bom feedback:

  1. Evite as generalizações

Uma das reclamações recorrentes entre os profissionais diz respeito às “broncas genéricas”. Muitas vezes o colaborador se esforçou para mudar determinada postura, mas é obrigado a ouvir na reunião que a equipe continua apresentando determinado problema.

Quanto mais específico o líder conseguir ser em suas colocações, apresentando dados concretos, melhor será o resultado do processo.

 

 

  1. Cuide para que todos participem do processo

Nem sempre essa premissa é adotada na prática, mas, para funcionar, o feedback precisa ser uma via de mão dupla. Isso significa que os líderes precisam estar abertos às críticas e às sugestões de melhorias.

É comum encontrarmos pessoas que têm mais dificuldade para participar dos processos de avaliação. No caso das lideranças, contudo, não é opcional. Se a pessoa não apresenta predisposição para o feedback da equipe, provavelmente não tem o perfil adequado para o cargo.

 

  1. Faça valer no dia a dia

Outro problema que costuma atrapalhar bastante as empresas é manter processos de avaliação que não rendem resultados práticos. As questões são discutidas nas reuniões, há o comprometimento do time, mas não existe um acompanhamento efetivo das ações.

Na mesma linha, não funciona fazer exigências que não foram combinadas previamente. Esse tipo de demanda acaba estressando o colaborador e não vai gerar bons resultados para a empresa.

 

  1. Atenção com a linguagem

Mudanças sutis na forma de apresentar os feedbacks podem fazer muita diferença. Por isso, uma das recomendações básicas, diz respeito à objetividade. Quanto mais concisa for a avaliação, melhor. Assim, não se corre o risco de entrar em pormenores que não interferem no desempenho do profissional.

Ainda em relação à linguagem, é importante optar por expressões que traduzam o que é necessário dizer, porém de uma forma que não seja rude. Em vez de “você é desatento com as suas funções”, pode-se dizer algo como “eu sinto que você não tem conseguido”.

 

  1. Apele para a razão e não para a emoção

Para que o feedback seja valorizado é importante que o interlocutor entenda que se trata de avaliação crítica destinada a ajudá-lo a aprimorar o seu trabalho. Será mais fácil haver esse entendimento se ele perceber que o avaliador está seguro e num bom estado de espírito.

Mantenha uma conversa racional, evite momentos de estresse e saiba separar relações de amizade de relações de trabalho.

 

Alguns meios de avaliar os feedbacks recebidos:

  1. Redes sociais

Se a empresa tem perfis nas redes sociais, com certeza a interação com o público vai ser ainda maior, o que é muito positivo, mas também pode gerar situações adversas. Entenda que, além de responder os comentários, é fundamental fazer o monitoramento para detectar citações relacionadas à sua marca.

Para feedbacks em redes sociais, sejam positivos ou negativos, é sempre importante:

 

  1. Emails

O email é um canal bastante apropriado para se obter feedbacks dos clientes, até porque a comunicação é direta e pode ser feita de forma personalizada. Analise a possibilidade de estabelecer uma metodologia para abordar os públicos em diferentes estágios, ou seja, torne esse tipo de prática recorrente.

 

  1. Pesquisas

Há diversos modelos de pesquisas que podem ser adotados para avaliar o nível de satisfação dos clientes.

Nesse caso, os consumidores são convidados a dar uma nota de 0 a 10, indicando a probabilidade de indicar a empresa. Com os resultados é possível ter uma visão mais clara sobre a percepção dos clientes sobre a marca.