É preciso ter em mente que, por mais que você pense que qualquer pessoa pode se interessar pelo seu produto, as vezes não é bem assim.
O comportamento do consumidor muda de forma constante, seus hábitos de pesquisa, de comparação de preços e de compra.
Por isso, é muito importante lembrar que não basta apenas ter bons produtos e orçamento para investir. É preciso também conhecer muito bem quem são as pessoas que serão impactadas pelas campanhas, se não você estará jogando com a sorte e - possivelmente - desperdiçando dinheiro.
Mas então, como criar um público-alvo?
O público-alvo é uma excelente maneira de trabalhar a segmentação de mercado e, para isso, requer algumas informações. Pense em perguntas que vão ajudá-lo a criar um perfil do seu cliente, a entender quem é o foco da sua empresa.
Em primeiro lugar:
Por que as pessoas se beneficiariam do seu produto/serviço? Qual problema que ele resolve?
Quando alguém busca algum produto/serviço, essa pessoa sempre o quer para solucionar algo. Seja um problema em casa, no carro, um desejo pessoal, conhecimento a mais, etc.
Em segundo lugar:
Quem são elas? Qual a identificação de gênero? Qual a faixa etária? E o nível de instrução? Também é preciso considerar características demográficas, comportamentais e socioeconômicas desse grupo.
Isso inclui dados como:
- Idade
- Sexo
- Formação educacional
- Poder aquisitivo
- Classe social
- Localização
- Hábitos de consumo
Essas são perguntas-base para a criação de um público-alvo.
Exemplo de público-alvo: Mulheres, entre 30 e 45 anos, residentes de Porto Alegre, com formação superior, classe B e renda entre R$2000 e R$3000, apaixonadas por alimentação saudável e fitness.
Em alguns casos essas informações podem ser suficientes para imaginar um possível cliente. No entanto, essas especificações - por incrível que pareça - ainda não são suficientes para elaborar uma estratégia de marketing digital que vá ser realmente eficiente e assertiva. Pois, quanto menor e mais específico o nicho, maior a sua mira, ou seja, maior a possibilidade de conversão de leads e clientes. E como fazer isso? Você precisa encontrar o seus cliente ideal, a sua persona.
Uma persona é a representação do cliente de forma humanizada, com nome, identidade, descrição de detalhes etc., enquanto enquanto o público-alvo é a parcela abrangente da sociedade.
A persona leva uma pesquisa muito mais aprofundada e detalhada do que o público-alvo, pois envolve:
- Características pessoais
- Poder aquisitivo
- Estilo de vida
- Interesses
- Engajamento nas redes
- Informações profissionais
- Além das informações do adquiridas com a criação do público-alvo
- Quais mídias preferem;
- Quem os influencia;
- Quais tecnologias usa;
- Onde busca informação;
- Critérios de decisão na hora da compra.
Para facilitar um pouco este processo, elaboramos um modelo para criação da sua persona: para baixar!
Exemplo de persona: Sara, 25 anos, estudante do quarto semestre de direito. Mora em Canoas. Procurando estágio, gosta de compartilhar textos informativos sobre direitos das mulheres e é envolvida com ações sociais. Sempre atualizada nos debates de gênero e feminismo. Nas horas vagas gosta de praticar atividades ao ar livre e fazer yoga. Quando vai fazer compras, prefere sites com referência online e sites que as principais influencers que segue indicam, voltados para sustentabilidade.
Como é possível ver, a persona permite que você entenda muito mais sobre as circunstâncias de vida do seu possível cliente. Com ela a comunicação se tornará mais adequada e, a partir dela, podemos criar uma estratégia de Marketing Digital e relacionamento baseada na jornada de compra.
Web Produtora é uma agência de Marketing Digital de Canoas, Região Metropolitana de Porto Alegre, especializada na criação de campanhas de marketing, Google SEO e ADS, criação de websites, marketing de redes sociais além de cursos e treinamentos.
Dê um passo à frente no seu negócio entre em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou (51) 99230-5699!
Redação: Beatriz Costa (@beatrizvcosta)