Marketing e sua evolução

O marketing acompanhou a evolução do mercado, se adaptando de acordo com os processos da indústria e do comércio, passando por um longo período de adaptações, até os dias atuais, onde ele é amplamente estudado e aplicado.

Nos primórdios da revolução industrial havia a preocupação, por parte dos fabricantes, em produzir poucos bens e serviços, focados para uma população que não possuía grande poder aquisitivo, a produção era limitada e com pouca variedade, dando aos consumidores poucas opções de escolha. Esta fase foi conceituada como orientação para a produção e durou até meados dos anos de 1920.

O marketing, como se conheceu nos anos dourados da propaganda americana, teve um fim, pelo menos da forma como se conhecia na época. Ao longo do tempo, o marketing deixou de ser algo fascinante ou mágico, o jogo do marketing, como era chamado por alguns admiradores, não era baseado em mágica como profissionais e empresários pensavam e, sim, precisava ser levado a sério, tratava-se de gerar negócios e produzir lucro.

Hoje, o principal objetivo do marketing é “Satisfazer às necessidades e aos desejos dos consumidores.”

A transformação do marketing, sua definição, e foco foi evoluindo alavancada pela tecnologia e pelo novo olhar do marketing e da comunicação para o consumidor.

 

Gostou dessa matéria? Acesse nosso site e veja muitas outras: https://www.webprodutora.com.br/blog