Quase toda iniciativa de marketing envolve uma boa dose de tentativa e erro, é a única maneira de saber o que funciona e quais áreas precisam de melhorias. Mas sem as informações corretas para guiar suas decisões de conteúdo - ou sem informação alguma - você pode prejudicar seriamente sua estratégia de marketing de conteúdo.
Você precisa realizar uma boa análise dessas informações, que chamamos de métricas.
E o que são métricas?
São medidas de avaliação usadas para saber se o que você está produzindo funciona e qual está sendo o desempenho. Por exemplo, se você possuir uma conta de negócios no Instagram e ir na sua última foto, ao clicar em "ver informações" você poderá ver métricas básicas de alcance e engajamento desta publicação.
Todas as redes sociais possuem um analytics básico, alguns mais completos que outros, e sites também.
Geralmente, um grupo de métricas normalmente é usado para construir um painel que os analistas revisam regularmente para fazer o monitoramento e avaliações de desempenho, opiniões e negócios.
Sua estratégia de marketing de conteúdo deve ser fluida, iterativa (repetitiva) e evolutiva com base nos insights que você descobrir a partir da análise de dados. Leva tempo para classificar dados e informações específicos para extrair os principais insights que resultaram das suas estratégias de marketing, portanto, saber onde procurar é fundamental.
Mas quais dados analisar?
Existem muitos dados que podem ser analisados, o importante é você encontrar quais fazem sentido para sua marca ou empresa, não adianta sair querendo analisar tudo, que isso não será efetivo!
Podemos apontar aqui, rapidamente, algumas métricas básicas para serem analisadas em uma estratégia de marketing.
Alcance
Esses dados ajudam a entender como seu conteúdo está sendo distribuído e quantas pessoas estão sendo impactadas pelas suas publicações nas redes sociais. Mas sozinha ela não diz muito, é muito importante analisá-la com apoio de outras métricas, como o engajamento.
Engajamento
O engajamento é uma métrica muito importante - mais para uns do que para outros - e ela precisa ser bem analisada. Nós analisamos bastante dados de engajamento, afinal focamos bastante na distribuição de conteúdo de qualidade. Analisamos o engajamento considerando o número de likes, compartilhamentos e comentários de cada publicação.
Taxa de conversão
É uma métrica muito importante na análise de campanhas e estratégias de marketing e publicidade online, para poder analisar como está o retorno de cada investimento da sua empresa, seja ele em: tempo ou dinheiro, em relação às vendas. O objetivo de medir a taxa de conversão é entender qual o resultado real que tem sido gerado por uma dessas estratégias.
Tráfego no site
Uma métrica simples com grande potencial. Ela indica quantas pessoas acessaram o seu site diariamente, auxiliando a identificar o seu alcance online. Aumentar o tráfego no site é o primeiro passo para melhorar as demais métricas, como conversão, vendas e outras.
Ferramentas de mensuração
Depois de definir quais são as melhores métricas para sua empresa, você pode contar com a ajuda de algumas plataformas para fazer o monitoramento do desempenho das suas redes ou do seu site. Algumas já são queridinhas dos profissionais de marketing e nós também recomendamos, são elas:
Google Analytics: com ele você consegue reunir e analisar as informações de desempenho que venham do seu site e/ou do seu aplicativo (caso você possua um). Visitas, páginas mais acessadas, palavras-chave, fontes de tráfego, taxa de rejeição, dados demográficos e muito mais.
Google Search Console: permite que você veja o posicionamento do seu site nas pesquisas do Google, funcionando como um diagnóstico sobre as páginas que mais aparecem e estão indexadas na plataforma, principais palavras-chave no console de pesquisa, número de exibições mensais e até cliques de acordo com as palavras-chave. O indicado é integrá-lo ao Analytics.
SEMrush: ótimo para avaliar resultados das estratégias de conteúdo no Google. Ele inclui relatórios completos sobre indexação do site, ranqueamento, revela aumento ou diminuição de palavras-chave e outros dados que norteiam o aperfeiçoamento do conteúdo. Também permite comparar o desempenho dos competidores.
Sharpspring: uma plataforma completa de automação de marketing para nutrição, engajamento e conversão de leads que apresenta relatórios completos de desempenho e te ajuda a diagnosticar os resultados de todo o processo estratégico.
Reportei: permite que você integre diversas redes sociais e o Google Analytics para gerar um relatório completo. Através dessa ferramenta você pode conectar suas contas nas principais redes sociais para iniciar as análises através dos relatórios que são gerados.
mLabs: é uma ferramenta brasileira paga de gerenciamento de redes sociais, além de poder realizar o agendamento das publicações, a plataforma também disponibiliza insights completos das métricas, criando relatórios de desempenho e mostrando as melhores indicações à se seguir. Também disponibiliza um canal de comunicação com o cliente, fazendo com que e o processo de aprovação e solicitação de ajustes em artes e textos para as plataformas seja otimizado!
Também é possível reunir dados úteis através das redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter direto das plataformas, mas você terá que analisá-los manualmente.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre análise de métricas, que tal se aprofundar em como construir um conteúdo específico para alcançar o seu público certo? No nosso blog você pode entender mais sobre gatilhos mentais e público-alvo.
Web Produtora é uma agência de Marketing Digital de Canoas, Região Metropolitana de Porto Alegre, especializada na criação de campanhas de marketing, Google SEO e ADS, criação de websites, marketing de redes sociais além de cursos e treinamentos.
Redação: Beatriz Costa