O Instagram é uma das redes sociais mais famosas e mais usadas da atualidade e o seu número de usuários continua crescendo. Empresas, influencers, empreendedores e perfis pessoais, todos criando milhares de conteúdos por dia. Então como se destacar em meio há tantas publicações, tanto conteúdo e tanta informação?
O Instagram tem mais de 1 bilhão de usuários ativos. Sim, é MUITA gente na plataforma, além do Brasil está entre os países que mais utilizam o aplicativo!
Existem conteúdos mais propensos a serem compartilhados, é claro. Por exemplo, posts engraçados, memes, frases motivacionais tem um grande engajamento, eles se conectam com o usuário, geram sensações de pertencimento e diversão. Por isso existem muitas páginas no instagram voltadas exclusivamente para essas publicações descontraídas.
Você precisa encontrar que tipo de conteúdo se adequa ao público-alvo da sua empresa.
Aqui citamos alguns exemplos para inserir na sua estratégia de marketing no Instagram.
Conteúdo com autenticidade e conexão
Esse estilo de conteúdo mostra a capacidade de criatividade do produtor, além de conseguir assimilar o que está acontecendo ao seu redor e realizar uma conexão entre seu produto/mercado com as informações da atualidade. Posts que falem sobre notícias que afetam seu público-alvo e como essas situações cotidianas podem afetá-los são ótimas inspirações. Não há garantias que essa publicação irá viralizar, mas com certeza gera um sentimento de afinidade, além de grande potencial de engajamento.
Conteúdos voltados para diversão
Como já comentamos antes, este conteúdo possui um alto índice de compartilhamentos, alcançando muitas pessoas pela sensação de relaxamento e acolhimento que ele gera.
Conteúdo Informativo e Educacional
São aqueles que tem a finalidade de agregar informação ao seu público. Por exemplo, aqui a Web Produtora estamos sempre buscando novidades sobre Marketing Digital, Google SEO e Ads, sobre otimização e criação de conteúdo, além de oferecer consultoria e treinamentos para nossos clientes.
Esses conteúdos possuem alto índice de salvamento, pois as pessoas querem acessá-lo novamente, de maneira rápida, para lhes auxiliar em momentos futuros.
Conteúdos Interativos
É um estilo de publicação que pode não ser viral, mas ela não só gera provas sociais, como ajuda na interatividade da marca com os usuários, gerando experiências diferenciadas e esclarecimentos. Por exemplo, quando você solicita a sua audiência que responda alguma pergunta ou realize uma ação, gerando um alto índice de engajamento.
Além de ser forma de conhecer mais o seu público, apresentar soluções, fazer pesquisas de hábitos de consumo e etc.
Conteúdos Motivacionais
Esses existem aos montes, vemos vários todos os dias, repetidos ou não. E mesmo que pareçam irrelevantes, eles tem muito potencial para se tornar um dos seus posts mais compartilhados, aumentando seu engajamento. Afinal, todo mundo precisa daquele empurrãozinho de vez em quando, ou aquele lembrete que vai ajudar a erguer a cabeça e seguir em frente.
Só cuidado para não usá-lo com frequência, pois pode ter o efeito contrário. A não ser que sua empresa/marca seja focada em coaching motivacional.
Conteúdo de Venda
Apresente promoções, cupons de desconto, produtos novos que você acha que sua audiência irá se interessar, tire dúvidas sobre a produção, preços e formas de pagamento. Esse é o tipo de conteúdo com um objetivo certo: a conversão. É nele que deve ser explicado todos os benefícios de adquirir seu produto ou serviço.
Existem muitos estilos de conteúdos, para entender o que seu público consome, você precisa testar. Mas também depende sempre do seu nicho de mercado, mescle os tipos, diversifique e encontre o que engaja melhor com sua audiência, mantenha-se atento aos relatórios.
Existe todo um conjunto de técnicas adequado para fazer cada tipo de conteúdo e profissionais especializados para criá-los! Todos se adequando à estratégia de marketing que você irá criar junto com seu time ou com a agência que cuida do seu marketing digital!
Dê um passo à frente no seu negócio entre em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou (51) 99230-5699!
Redação: Beatriz Costa (@beatrizvcosta)
Web Produtora é uma agência de Marketing Digital de Canoas, Região Metropolitana de Porto Alegre, especializada na criação de campanhas de marketing, Google SEO e ADS, criação de websites, marketing de redes sociais além de cursos e treinamentos.